“ Todo Origami começa quando pomos as mãos em movimento. Há uma grande diferença entre compreender alguma coisa através da mente e conhecer a mesma coisa através do tato. " Tomoko Fuse
quarta-feira, 20 de abril de 2011
À princípio, qualquer papel serve para fazer dobraduras, cabendo a cada um pesquisar e selecionar o mais apropiado ao modelo feito. Ao escolher o tipo de papel, observe a sua espessura, pois papéis grossos demais acabam se quebrando ao serem vincados. Já papéis muito finos ou moles não podem ser dobrados ou desdobrados muitas vezes, pois rasgam-se facilmente e não têm a rigidez necessária.
Gosto muito de dobrar minhas peças usando papel japonês, que não é nem muito grosso de nem muito mole, perfeito para fazer origami. Estão disponíveis em mais de 500 cores, alguns até mesmo coloridos em degradê. Pintar o papel antes de dobrá-lo também pode produzir um ótimo efeito na peça. Para deixar a peça mais rigída, pode-se dar um banho de cola branca no papel e dobrar após a evaporação. A seguir, apresentamos alguns exemplos de tipos de papel que também podem ser utilizados para criar origami.
- Papéis Japoneses para Origami
Geralmente são feitos artesanalmente, usado técnicas e materiais especiais. Encontrados em pouquíssimas lojas no Brasil, são produzidos especialmente para fazer Origami. Mais macios que os demais, dão um efeito diferente às peças, apresentando uma infinidade de cores e texturas. Porém, são mais caros que os fabricados no Brasil. Os industrializados, também em grande quantidade, têm um preço menor;
- Papel Espelho
É o 2° papel mais usado. Colorido de um lado e branco de outro, pode ser facilmente encontrado em qualquer papelaria, porém raramente cortados em tamanhos menores que o padrão (15 cm x 15 cm);
- Papel de Presente ou Fantasia
Estampados de um lado e branco de outro, são excelentes para valorizar ou estilizar uma peça. Nesse caso, também existe uma grande quantidade de papéis importados, de alta qualidade com estampas lindíssimas.
- Papel Metalizado
Oferece uma vantagem: permite dobrar ou moldar a peça com maior facilidade. Uma desvantagem, entretando, é que neste tipo de papel os vincos ficam mais evidentes, deixando marcas indesejadas no modelo pronto. Sua face brilhante torna certos modelos bem atrativos, porém seu manuseio requer cuidados especiais por ser um papel muito delicado. É tratado quimicamente e depois recoberto com uma camada de pó metálico (alumínio, estanho, bronze, etc.), adquirindo assim, o aspecto de folha metal.
- Papel Dobradura
É o papel mais usado para fazer Origami, pois como o nome da já diz, é própio para se dobrar. A melhor marca deste papel é a Spiral, a melhor opção para substituir o Papel Japonês original.
-> Tamanhos
Para peças simples, o Papel (quadrado) pode ter a medida padrão universal de 15x15. Para peças mais complicadas, use papel 25x25.
No entanto, dependendo da habilidade de quem vai dobrar, a escolha do tamanho é pessoal. Outros formatos como retângulos, triângulos e até mesmo papéis circulares, podem ser utilizados para dobrar peças.
E hoje aprenderemos a fazer uma linda Tulipa. Minha mãe as adora, está sempre pedindo para eu ficar fazendo para enfeitar a casa... As tulipas acabaram com meu Papel Japonês (T_T).
E por aqui acaba a coluna de hoje!
até a próxima
Origames
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário