Curiosidades


Nós já sabemos a origem do origami mas não a historia então ai vai !

Segundo estudiosos, a origem do Origami é tão antiga quanto à origem do papel.
O papel surgiu na China, em 105 a.C. para substituir a seda que era usada para escrever. T´Sai Lun (administrador do palácio do imperador chinês) foi o responsável por essa descoberta, ele misturou panos, redes de pesca e cascas de árvores. No império chinês essa técnica virou segredo e foi guardada por muito tempo. Somente no século VI ela chegou ao Japão, por intermédio dos monges budistas chineses, mas só a nobreza tinha acesso, pois era considerado um artigo de luxo, usado em moldes de quimonos e em festas religiosas (Shino).O origami foi introduzido nessas festas:
  • Nos casamentos eram feito copos de vinho tinto, dobrados em papel, com borboletas, representando a união dos noivos;
  • Os diplomas eram dobrados de maneira especial, e se abertos não podiam voltar a ser fechados sem que fossem feitas novas dobras;
  • Os samurais se presenteavam com o “Noshi”, que são pedaços de papel dobrados em forma de leque, amarrados com tiras de carne seca.
Entre 1338 e 1576 o papel se tornou mais acessível e os adornos usados distinguiam as classes sociais. As figuras criadas eram passadas, oralmente, de mãe para filha e somente as dobraduras mais simples eram trabalhadas.
Os primeiros livros de Origami surgiram no período de 1603 a 1867, mas o primeiro com instruções foi “Como Dobrar Mil Tsurus- Senbazuru Orikata, em 1797. A partir daí o origami tornou-se uma forma de arte muito popular. O livro “Kan No Mado”, publicado em 1845, incluía cerca de 150 modelos de origami, dentre eles o origami de sapo. Este é o marco do cresimento do Origami como atividade recrativa no Japão.
Akira Yoshizawa é o pai da Origami Moderno, ele inventou os Símbolos usados nas atuais instruções passo-a-passo, para ele o Origami é uma filosofia de vida. Depois da invenção do papel o mais importante para o Origami é o Sistema Yoshizawa – Randlett, 1956, pois ele permite a difusão internacional das diversas criações.
No Japão o sapo representa o amor e a fertilidade; a tartaruga, a longevidade e o tsuru (ave-símbolo do Origami), também conhecido como grou ou cegonha, significa boa sorte, felicidade e saúde.
Na Espanha a arte de dobrar papel chegou com os Mouros, do Norte da África, no século VIII, mas só eram criadas figuras geométricas porque a religião proibia a criação de formas animais. Da Espanha, entrou na Europa com as rotas comerciais marítimas e tempos depois chegou aos Estados Unidos.
Reza a lenda que quem fizer mil tsurus, desejando algo, terá sucesso.

Todas as técnicas têm a sua linguagem, não sendo o Origami uma excepção.
Para que todos os seus apaixonados possam falar entre si, existe também uma linguagem do Origami.
No entanto esta não é feita de palavras, frases ou textos. É antes composta por um conjunto de símbolos e por esses textos que são os diagramas.

Dobras
   
Símbolo
Significado Exemplo
Dobra em vale
Dobra em montanha
Dobra para a frente
Dobra para trás
Dobra para dentro
Dobra em degrau
   
Movimento
   
Símbolo
Significado Exemplo
Rodar 180º / Virar ao contrário
Afundar
Desdobrar / Puxar
Direcção / Forma da dobra
Juntar ponto com ponto
Dobrar e desdobrar
Repetir a dobra tantas vezes como o n.º de traços
Encher a bolsa de ar, soprando
   
Desenho
   
Símbolo
Significado Exemplo
Ampliar o desenho
Segurar neste ponto
Marca de uma dobra desfeita
Visto com raios X
   
Anti-Ori
   
Símbolo
Significado Exemplo
Cortar